Qual é o valor do seu trator hoje? Essa é a pergunta que eu faço para o meu cliente sempre que ele pede uma cotação do seguro do seu trator. Entender como funciona a contratação e a indenização do seguro é essencial para garantir a proteção adequada do seu equipamento.
LMI – Limite Máximo de Indenização
Ao realizar uma cotação, a seguradora pede para informarmos o limite máximo da indenização. Ou seja, devemos informar qual é o valor máximo de mercado do seu trator. É similar a cobertura de roubo do seguro residencial: estipulamos um valor para os seus bens e, em caso de roubo, você receberá a indenização até o valor máximo contratado. O mesmo princípio se aplica ao seguro de trator.
Como é feita a apuração do valor de mercado?
Como ainda não existe uma tabela Fipe tão precisa para tratores quanto para carros, a avaliação do valor de mercado de um trator é feita com base em orçamentos encontrados na internet, levando em consideração a marca, modelo e ano do equipamento.
A companhia seguradora utilizará esses orçamentos como referência para determinar o valor da indenização total em caso de sinistro (acionamento do seguro), como um roubo ou furto.
A Importância da Informação Correta
Por isso, além de perguntar ao meu cliente qual é o valor atual do seu trator, é fundamental também buscar por esses orçamentos no momento da contratação do seguro. Essa prática reduz possíveis transtornos no momento do acionamento do seguro e proporciona tranquilidade ao cliente, garantindo que o valor do seu equipamento seja indenizado corretamente.
Portanto, sempre recomendamos verificar o valor de mercado do seu equipamento antes de contratar o seguro. E lembre-se, se você perceber que o valor do seu seguro está abaixo do adequado, é possível fazer alterações durante a vigência do seguro!
Você está pronto para proteger seu trator com um seguro adequado e sob medida para suas necessidades? Entre em contato comigo agora mesmo para uma cotação personalizada e garanta a tranquilidade que você merece enquanto trabalha!
